Pular para o conteúdo

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CONSTIPAÇÃO E SEDENTARISMO?

Por: Dr. Leonardo Maciel em 09/12/2021

Qual a relação entre constipação e sedentarismo?

A prática regular de atividades físicas proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Quem nunca ouviu de um médico a recomendação de abandonar o sedentarismo? A realização de exercícios físicos proporciona diversos benefícios para a saúde, como melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças cardíacas, fortalecimento dos ossos… Além disso, os exercícios físicos ajudam a prevenir a constipação, pois influenciam no funcionamento do intestino.

Quando aliado a uma boa alimentação, rica em fibras, e ingestão de bastante água, os exercícios físicos são ainda mais eficazes para combater a constipação. Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar. Além disso, os exercícios físicos também melhoram o tônus das musculaturas pélvica e abdominal, podendo ajudar na saúde intestinal.

E engana-se quem pensa que é necessário realizar uma rotina de atleta para ajudar com o bom funcionamento do seu intestino. Uma caminhada de 30 minutos, três a quatro vezes por semana, já pode ser de grande valia. Mas, atenção: antes de iniciar qualquer atividade física, procure seu médico de confiança para uma avaliação.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 09/12/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.