Pular para o conteúdo

QUAL A RELAÇÃO DO INTESTINO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Por: Dr. Leonardo Maciel em 01/08/2021

Qual a relação do intestino e o sistema imunológico?

Você sabia que uma grande porcentagem do sistema imunológico está relacionada ao sistema digestivo e, especificamente, aos intestinos? O intestino grosso (cólon) tem uma grande microbiota residente, consistindo de pelo menos 1012 células por grama de conteúdo luminal. Esses organismos, junto com a carga antigênica (material estranho ao organismo) que vem com a dieta, e o ataque constante de patógenos em potencial, fazem com que o sistema imunológico do intestino encontre mais antígenos do que qualquer outra parte do corpo.

Além disso, como muitos patógenos entram no corpo através da mucosa intestinal, é de vital importância que os tecidos intestinais forneçam respostas imunológicas eficazes quando necessário. Por outro lado, respostas inadequadas contra antígenos inofensivos presentes nos alimentos ou na flora intestinal podem levar a distúrbios inflamatórios, como doença celíaca ou doença inflamatória intestinal.

Portanto, a dieta é um fator muito importante para o sistema imunológico. Uma alimentação balanceada que inclua frutas, vegetais, e evite alimentos ultra processados é a melhor forma de melhorar o funcionamento do intestino, e fornecer ao sistema imunológico as vitaminas, minerais, fermentos prebióticos e probióticos que o fortalecem.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 01/08/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.