Pular para o conteúdo

PRURIDO ANAL (COCEIRA!)

Por: Dr. Leonardo Maciel em 08/06/2021

Prurido anal (Coceira!)

O prurido anal é um problema bastante comum que costuma provocar incômodo e embaraço. É um sintoma que acomete cerca de 5% da população adulta, principalmente homens. Classicamente é associada à presença de vermes, mas esses casos são a minoria. Na verdade pode ser provocada por várias condições. ⠀

Veja algumas causas comuns:

– Higiene inadequada após evacuação (presença de resíduos fecais na região perianal);
– Consumo em excesso de alimentos que podem causar irritação do ânus. Exemplo: café, tomate, cerveja, refrigerantes, chá, amendoim, produtos lácteos, frutas cítricas, chocolate…
– Sensibilidade ao uso de produtos, como sabonetes, géis e até lenços umedecidos;
– Doenças dermatológicas;
– Infecções locais, como candidíase.

E para ajudar a lidar com esse problema, seguem algumas orientações:

– A principal evite o uso de papel higiênico. Essa é a principal orientação. Sempre que possível, use água e sabão para realização da higiene após às evacuações.
– Prefira roupas íntimas de algodão às de tecido sintético; elas ajudam a manter a região íntima bem ventilada e seca;
– Evite rodiziar produtos de higiene pessoal. Se os sintomas surgirem após uma troca, teste voltar ao mesmo sabão na lavagem das roupas e da higiene na região anal;
– Fique atento: alimentos ácidos, exageradamente condimentados podem contribuir para a ocorrência da coceira no ânus;
– Evite ao máximo coçar o ânus, pois isso costuma piorar a irritação e as lesões. Mude o estímulo com banhos de assento calmantes ou hidratantes locais.

Caso o desconforto não esteja associado a nenhuma causa óbvia e se notar a persistência da coceira, sangramento, dor ou houver presença de pus na região, o ideal é que busque orientação médica para tratamento.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 08/06/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.