Pular para o conteúdo

PROBIÓTIOS E PREBIÓTICOS

Por: Dr. Leonardo Maciel em 25/05/2021

Probiótios e prebióticos

Você já deve ter escutado sobre os termos probiótico e prebiótico em alguma propaganda de alimento. Mas você sabe a diferença entre cada um e o como atuam no organismo?

No intestino, as chamadas bactérias probióticas compõem a nossa flora e microbiota intestinal, a exemplo dos lactobacilos e das bifidobactérias. Esses microrganismos têm importante papel na saúde, podendo influenciar no ganho de peso, humor e até na resposta imune, favorecendo o combate de doenças.

Para manter essa flora intestinal equilibrada, é necessário ingerir alimentos ricos em fibras, de origem vegetal e que sejam próprios para essas bactérias. Chamados de prebióticos, esses alimentos são devorados pelas bactérias, liberando substâncias benéficas para o bom funcionamento do intestino.

Atualmente, são comercializados sachês e cápsulas de vários tipos de probióticos e prebióticos, que também podem ser encontrados em vários alimentos. Enquanto os probióticos podem ser encontrados em leites, bebidas fermentadas e iogurtes, os prebióticos estão disponíveis em alimentos naturais, frutas e vegetais, que são ricos em fibras.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 25/05/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.