Pular para o conteúdo

O QUE É UMA OSTOMIA?

Por: Dr. Leonardo Maciel em 12/06/2021

O que é uma ostomia?

A chamada ostomia é uma abertura, temporária ou permanente, feita cirurgicamente na parede abdominal em que o intestino é suturado, para criar um novo caminho de eliminação das fezes. ⠀

O procedimento é feito em pessoas que estão impossibilitadas de evacuar pelos meios naturais. Elas são confeccionadas após cirurgias por diferentes causas – tumores, traumas, doenças inflamatórias.

A maioria das ostomias são temporárias, ou seja, o trânsito intestinal pode ser reconstruído após um período. Elas são feitas porque é arriscado ou não há condições de se reconstruir o trânsito intestinal no momento da cirurgia. Esse situação é mais comum em cirurgias para tumores retais, pacientes desnutridos graves, e também são mais comuns em operações de urgência e emergência.

Em alguns casos o paciente deve permanecer com uma colostomia definitiva. Isso normalmente é discutido com o paciente anteriormente à cirurgia. E apesar de, incialmente, a colostomia definitiva ser uma notícia ruim, estudos indicam que a maioria dos pacientes se adaptam bem a ostomia, e tem uma boa qualidade de vida.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 12/06/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.