Pular para o conteúdo

O QUE É DIVERTICULITE?

Por: Dr. Leonardo Maciel em 11/05/2021

O que é Diverticulite

Muita gente não sabe o que é diverticulite, até descobrir que tem! E ainda há muitas informações incorretas divulgadas por toda parte.

Diverticulite aguda é a inflamação de pequenas bolsas localizadas da parede do cólon, chamadas de divertículos.
A diverticulite normalmente acomete pessoas com mais de 40 anos de idade. A causa é ainda desconhecida. O certo é que a ingestão de sementes não é causa de diverticulite! E pelo contrário, os riscos aumentam quando a pessoa tem uma dieta pobre em fibras e rica em alimentos refinados, como o arroz branco, pão branco, cereais matinais e bolachas.

Como resultado disso, ocorre a constipação e a presença de fezes endurecidas, que demandam esforço além do normal para passar pelo reto. Esse movimento aumenta a pressão no cólon e pode causar a formação dos divertículos.
O tratamento da diverticulite aguda depende da intensidade e do grau da inflamação, podendo ser tratada apenas com antibióticos e dieta; mas em alguns casos a cirurgia é recomendada, podendo ser de urgência ou eletiva nos casos de diverticulite de repetição.

A definição acerca da melhor alternativa para cada caso só pode ser feita pelo médico, que vai avaliar individualmente e atentamente a situação de cada paciente.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 11/05/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.