Pular para o conteúdo

O que é colonoscopia?

Por: Dr. Leonardo Maciel em 28/08/2018

A colonoscopia é um método seguro e eficaz de examinar toda a mucosa (revestimento interno) do cólon e do reto, usando um instrumento tubular longo e flexível, chamado de colonoscópio.

Colonoscópio
Colonoscópio

Ela é utilizada para diagnosticar problemas do cólon e reto, para realizar biópsias e remover pólipos quando indicado. A maioria das colonoscopias são realizadas em nível ambulatorial (sem necessidade de internação hospitalar), com um mínimo de desconforto.

Ilustração de pólipos do cólon
Ilustração de pólipos do cólon

Quem deve realizar uma colonoscopia?

A colonoscopia é recomendada rotineiramente para adultos com 45 anos ou mais como parte do programa de rastreamento do câncer colorretal.

Pacientes com história familiar de câncer de colorretal podem fazer colonoscopias a partir dos 40 anos. O médico também pode recomendar uma colonoscopia se houver alterações no hábito intestinal, ou sangramento que indiquem um possível problema no cólon ou no reto.

A colonoscopia também pode ser necessária para:

Investigar sintomas abdominais;

Avaliar e diagnosticar doença inflamatória intestinal (colite);

Verificar a presença de pólipos ou tumores identificados por outros exames como enema de bário ou tomografia computadorizada;

Para os pacientes com resultados positivos no exame de sangue oculto nas fezes;

Avaliação preventiva de pacientes com história pessoal ou familiar de pólipos ou câncer de cólon.

Como é realizada a colonoscopia?

Antes da colonoscopia, o intestino deve ser completamente limpo de todos os resíduos. Isso é feito um ou dois dias antes do procedimento por meio de dieta sem resíduos e medicamentos laxativos prescritos pelo seu médico.

Muitos pacientes são submetidos a sedação intravenosa leve para realizar este procedimento. O colonoscópio é inserido no reto e avançado para o início do cólon, onde ele se encontra com o intestino delgado.

Durante um exame intestinal completo, o médico remove os pólipos ou faz biópsias, conforme necessário.

FIGURA ILUSTRANDO A REALIZAÇÃO DA COLONOSCOPIA
Figura ilustrando a realização da colonoscopia

Todo o procedimento dura normalmente menos de uma hora. Após a colonoscopia, o paciente pode apresentar um leve desconforto devido à presença de gases, que melhora rapidamente assim que eles são eliminados.

A maioria dos pacientes pode continuar com sua dieta e atividades habituais no mesmo dia.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA COLONOSCOPIA?

A colonoscopia é mais precisa do que um exame radiológico do cólon para detectar pólipos ou câncer nos estágios iniciais. Com a
colonoscopia, é possível detectar e eliminar a maioria dos pólipos sem cirurgia abdominal. A remoção de pólipos é um passo importante na prevenção do câncer de cólon.

QUAIS SÃO OS RISCOS DA COLONOSCOPIA?

A colonoscopia é um procedimento muito seguro e as complicações ocorrem em menos de 1% dos pacientes, incluindo sangramento,

perfuração do intestino, riscos relacionados à anestesia e a falha na detecção de pólipos.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 28/08/2018

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *