Por: Dr. Leonardo Maciel em 28/08/2018
A colonoscopia é um método seguro e eficaz de examinar toda a mucosa (revestimento interno) do cólon e do reto, usando um instrumento tubular longo e flexível, chamado de colonoscópio.
Ela é utilizada para diagnosticar problemas do cólon e reto, para realizar biópsias e remover pólipos quando indicado. A maioria das colonoscopias são realizadas em nível ambulatorial (sem necessidade de internação hospitalar), com um mínimo de desconforto.
A colonoscopia é recomendada rotineiramente para adultos com 45 anos ou mais como parte do programa de rastreamento do câncer colorretal.
Pacientes com história familiar de câncer de colorretal podem fazer colonoscopias a partir dos 40 anos. O médico também pode recomendar uma colonoscopia se houver alterações no hábito intestinal, ou sangramento que indiquem um possível problema no cólon ou no reto.
A colonoscopia também pode ser necessária para:
Investigar sintomas abdominais;
Avaliar e diagnosticar doença inflamatória intestinal (colite);
Verificar a presença de pólipos ou tumores identificados por outros exames como enema de bário ou tomografia computadorizada;
Para os pacientes com resultados positivos no exame de sangue oculto nas fezes;
Avaliação preventiva de pacientes com história pessoal ou familiar de pólipos ou câncer de cólon.
Antes da colonoscopia, o intestino deve ser completamente limpo de todos os resíduos. Isso é feito um ou dois dias antes do procedimento por meio de dieta sem resíduos e medicamentos laxativos prescritos pelo seu médico.
Muitos pacientes são submetidos a sedação intravenosa leve para realizar este procedimento. O colonoscópio é inserido no reto e avançado para o início do cólon, onde ele se encontra com o intestino delgado.
Durante um exame intestinal completo, o médico remove os pólipos ou faz biópsias, conforme necessário.
Todo o procedimento dura normalmente menos de uma hora. Após a colonoscopia, o paciente pode apresentar um leve desconforto devido à presença de gases, que melhora rapidamente assim que eles são eliminados.
A maioria dos pacientes pode continuar com sua dieta e atividades habituais no mesmo dia.
A colonoscopia é mais precisa do que um exame radiológico do cólon para detectar pólipos ou câncer nos estágios iniciais. Com a
colonoscopia, é possível detectar e eliminar a maioria dos pólipos sem cirurgia abdominal. A remoção de pólipos é um passo importante na prevenção do câncer de cólon.
A colonoscopia é um procedimento muito seguro e as complicações ocorrem em menos de 1% dos pacientes, incluindo sangramento,
perfuração do intestino, riscos relacionados à anestesia e a falha na detecção de pólipos.
Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 28/08/2018
Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.