Pular para o conteúdo

O que é Cirurgia Laparoscópica?

Por: Dr. Leonardo Maciel em 16/08/2018

A cirurgia laparoscópica ou “minimamente invasiva” é uma técnica especializada para a realização de procedimentos operatórios.

Anteriormente, essa técnica era usada para cirurgias ginecológicas e para retirada da vesícula biliar (colecistectomia). Durante os últimos anos, o uso dessa técnica se expandiu, e inclui a cirurgia intestinal. Na cirurgia tradicional “aberta”, o cirurgião usa uma única incisão para entrar no abdômen. Na cirurgia laparoscópica, ele utiliza várias incisões de 0,5cm a 1,0cm para realizar o procedimento. Cada incisão é chamada de “portal”. Em cada portal, um instrumento tubular conhecido como trocarte é inserido. Durante o procedimento, instrumentos especializados são passados ​​através dos trocartes, e uma câmera especial chamada laparoscópio é utilizada para que o cirurgião “enxergue” o interior da cavidade abdominal.

Instrumentos utilizados em cirurgias laparoscópicas. Por meio destes instrumentos, o cirurgião é capaz de realizar os mesmos procedimentos que realizava nas cirurgias abertas.
Instrumentos utilizados em cirurgias laparoscópicas. Por meio destes instrumentos, o cirurgião é capaz de realizar os mesmos procedimentos que realizava nas cirurgias abertas.

No início do procedimento, o abdome é inflado com o gás dióxido de carbono para fornecer ao cirurgião um espaço de trabalho e visibilidade. O laparoscópio transmite imagens da cavidade abdominal para os monitores de vídeo de alta resolução na sala de cirurgia.

O laparoscópio transmite imagens dacavidade abdominal para os monitores de vídeo na sala de cirurgia, permitindo que o cirurgião realiza os procedimentos necessários.
O laparoscópio transmite imagens da cavidade abdominal para os monitores de vídeo na sala de cirurgia, permitindo que o cirurgião realiza os procedimentos necessários.

Durante a operação, o cirurgião observa imagens detalhadas do abdômen no monitor. O sistema permite que o cirurgião realize as mesmas operações que a cirurgia tradicional, mas com incisões menores.

Ilustração demonstrando como são realizadosos procedimentos laparoscópicos.
Ilustração demonstrando como são realizados os procedimentos laparoscópicos.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CIRURGIA LAPAROSCÓPICA?

Em comparação com a cirurgia aberta tradicional, os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto e têm menos cicatrizes com a cirurgia laparoscópica.

Pacientessubmetidos a  procedimentos laparoscópicos sentem menos dor no pós operatório e têm um período de recuperação mais	rápido.
Pacientes submetidos a
procedimentos laparoscópicos sentem menos dor no pós operatório e têm um período de recuperação mais rápido.

QUE TIPO DE OPERAÇÕES PODEM SER REALIZADAS COM A CIRURGIA LAPAROSCÓPICA?

A maioria das cirurgias intestinais pode ser realizada com a técnica laparoscópica. Estas incluem cirurgia para doença de Crohn, colite
ulcerativa, diverticulite, câncer, prolapso retal e constipação grave.

Anteriormente, havia preocupação com a segurança da cirurgia laparoscópica nas operações para câncer. Atualmente, vários estudos
envolvendo centenas de pacientes mostraram que a cirurgia laparoscópica é segura para a maioria dos tumores colorretais.

QUAL TANTO É SEGURO A CIRURGIA LAPAROSCÓPICA?

A cirurgia laparoscópica é tão segura quanto a cirurgia aberta tradicional. Ao iniciar uma operação laparoscópica, o laparoscópio é inserido através de uma pequena incisão perto do umbigo. O cirurgião primeiro inspeciona o abdome para determinar se é seguro realizar a cirurgia laparoscópica. Se houver uma grande inflamação ou se o cirurgião encontrar outros fatores que dificultem a visão clara das estruturas, talvez seja necessário fazer uma incisão maior para concluir a operação com segurança.

Toda cirurgia intestinal envolve certo risco, como complicações relacionadas à anestesia, sangramento ou complicações infecciosas. O risco de qualquer operação é determinado em parte pela natureza da operação específica e a saúde geral do paciente.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 16/08/2018

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *