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O BENEFÍCIO DAS FIBRAS NA DIETA

Por: Dr. Leonardo Maciel em 24/08/2021

O benefício das fibras na dieta

O benefício das fibras nas dietas já está bem estabelecido. Sabe-se que o consumo adequado promove não apenas uma melhoria no funcionamento intestinal, mas também no auxílio a prevenção da diabetes, diminuição do colesterol e riscos cardiovasculares, diminuição das chances de câncer de intestino, melhora nossa imunidade etc.

Mas qual é a quantidade correta de fibras uma pessoa deve consumir?

Embora existam variações conforme a idade e sexo dos pacientes, de maneira geral o consumo varia entre 20 e 38 g de fibras por dia.

Mas como saber quanto estou consumindo de fibras?

Elas estão presentes em diversas frutas, legumes e verduras, então devemos priorizar estes alimentos ao longo do dia. Segue uma lista com as quantidades aproximadas de fibras de alguns alimentos (porções de 100g).

– Beterraba 3,4 g

– Manga 2,9 g

– Mamão formosa 2,3 g

– Mamão formosa 2,3 g

– Ameixa 2,4 g

– Abóbora 2,2 g

– Alface lisa 2,3 g

– Espinafre 2,1 g

– Banana prata 2 g

– Laranja 1,8 g

– Abacaxi 1,2 g

– Tomate 1,2 g

– Mamão papaia 1 g

Mas, se ainda assim você dificuldade de uma correta ingesta de fibras, existem outros alimentos que podem ser incluídos na sua alimentação ao longo do dia como farelos de trigo, aveia, chia, linhaça e psyllium.

E você, tem atingido uma boa quantidade de fibras no seu dia a dia?

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 24/08/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.