Pular para o conteúdo

LAXANTES NATURAIS NÃO SÃO INOFENSIVOS

Por: Dr. Leonardo Maciel em 08/11/2021

Laxantes naturais não são inofensivos

Laxantes são medicamente bastante utilizados por pessoas com constipação (o famoso, intestino preso ou preguiçoso).

Apesar de se dizer que alguns tipos de laxantes são naturais, alguns nessa categoria podem causar efeitos colaterais e complicações ao intestino.

É comum o uso de antraquinona, exemplificados pela Senna e Cáscara sagrada, geralmente consumidos na forma de chás.

Esses compostos atuam como irritante ou estimulantes do intestino, promovendo a contração da musculatura intestinal, aumentando sua capacidade de se movimentar para empurrar o bolo fecal.

As complicações do uso desses laxantes podem ser divididas em agudas (aquelas que ocorrem após uma única dose de laxante) e crônicas (associadas ao uso prolongado de laxantes).

Como complicações agudas, podemos citar: diarréia, forte cólica abdominal, náuseas e vômitos, e desidratação, decorrente de perda excessiva de água pela diarréia.

Dentre as complicações crônicas, a mais preocupante é a dependência de laxantes, que ocorre devido um certo grau de lesão neurológica no intestino. A conseqüência disso é que o paciente acaba aumentando a dose de laxante, elevando o risco de complicações agudas.

Quando laxantes utilizados cronicamente e em altas doses são suspensos, há necessidade de readaptação do intestino, pode levar algum tempo até voltar a funcionar normalmente.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 08/11/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.