Pular para o conteúdo

FISSURA ANAL

Por: Dr. Leonardo Maciel em 19/06/2021

Fissura Anal

A grande parte relata os sintomas da fissura anal como a sensação de ter um “corte” na borda do ânus, associado a dor intensa, ardor e sangramento vermelho vivo no momento da evacuação.

Apesar de muito incômoda o tratamento da fissura anal quando diagnosticada bem no início é relativamente bem simples. Além dos medicamentos, é importante dar enfoque nas orientações higiênicas e dietéticas após a cicatrização, para prevenir o surgimento de uma nova fissura anal. Destes, um dos fatores mais importante é tratar a constipação. Fezes duras e secas podem impedir a cicatrização da fissura.

Lembrando também que outras doenças do canal anal podem ter sintomas bem parecidos, e é sempre importante realizar a avaliação em consultório com o coloproctologista para o diagnóstico e tratamento corretos.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 19/06/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.