Teste Respiratório do Hidrogênio no Ar Expirado

Esses são testes não invasivos e simples de se realizar, para avaliar a absorção intestinal, principalmente de açúcares, e o aumento de bactérias no intestino delgado.

O que é um teste respiratório do hidrogênio no ar expirado?

Os testes respiratórios do hidrogênio no ar expirado são utilizados para avaliar a absorção intestinal de açúcares (carboidratos), incluindo lactose, glicose, frutose, sacarose e sorbitol. Eles também são utilizados na avaliação do aumento de bactérias no intestino delgado (sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado), e também a intolerância a FODMAPs. O termo FODMAPs é um acrônimo derivado da língua inglesa, para representar um grupo de específico de carboidratos (carboidratos de cadeia curta - oligossacarídeos, dissacarídeos, monosacaríderos e polióis fermentáveis). Os FODMAPs são pouco absorvidos no intestino delgado, e sofrem fermentação no cólon. A ingestão de alimentos com alto teor de FODMAPs pode causar sintomas gastrointestinais em indivíduos susceptíveis, e também participar do mecanismo de desenvolvimento da Síndrome do Intestino Irritável.

 

O que posso esperar do teste respiratório do hidrogênio no ar expirado?

O teste consiste na medição do hidrogênio (H2) e metano (CH4) que são produzidos pela fermentação bacteriana de hidratos de carbono não absorvidos e que permanecem dentro do intestino após a sua ingestão. São coletadas amostras de ar expirado em jejum (antes da ingestão do carboidrato a ser avaliado), e outras amostras durante o período de duas a três
horas. As amostras são coletadas a cada 15 minutos na primeira hora, depois a cada 30 minutos, até o término do teste. A amostra de ar é usada para verificar com base no teor de hidrogênio se ocorreu fermentação no intestino delgado. No caso do teste com absorção de lactose, após a coleta do ar em jejum, você deverá ingerir o conteúdo de uma solução aquosa desse carboidrato. Durante o teste respiratório podem ocorrer alguns sintomas como dor e distensão abdominal, náuseas e diarreia. Esses sintomas podem persistir ou aparecer até oito horas após o exame. Da mesma maneira, são realizados os demais testes com os diferentes tipos de carboidratos.

Quais são as indicações para realização de um teste respiratório de hidrogênio no ar expirado?

- Intolerância a lactose

- Intolerância a frutose

- Síndrome do intestino irritável

- Intolerância a FODMAPs

- Sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado

Informações importantes sobre os testes respiratórios de hidrogênio no ar expirado

Saiba com proceder para realizar os testes respiratórios de hidrogênio no ar expirado.

Como são realizados os exames

No dia anterior ao teste respiratório , a sua dieta deve conter a menor quantidade possível de carboidratos (clique aqui para ver os alimentos permitidos e os que você deve evitar). O objetivo desta dieta é evitar resultados falsos, ou seja, alimentos que possam permanecer no intestino, e serem fermentados durante o teste. Esta situação pode interferir na precisão do teste respiratório.

Exame de teste respiratório

Quais os riscos dos exames?

  • Para realizar o teste respiratório você deve estar em jejum de oito horas.
  • Não comer, beber ou fumar até que o exame termine. Isto inclui, também, qualquer tipo de chicletes ou balas.
  • Antes de iniciar o teste respiratório, você será será solicitado a enxaguar a boca com anti-séptico bocal. Este procedimento é necessário para evitar que bactérias presentes na boca interfiram nos resultados.
  • Durante o exame o paciente não poderá dormir. No sono há um aumento do hidrogênio expirado. Isso se deve por duas causas: hipoventilação e diminuição da motilidade intestinal.
Teste respiratório

Posso tomar os meus medicamentos antes do teste respiratório?

Medicamentos críticos tais como aqueles para o coração, pressão arterial, pulmão, ou convulsões devem ser tomados com alguns goles de água na manhã do procedimento.

Medicamentos não críticos, incluindo aqueles sem prescrição médica e suplementos não devem ser
tomados, a menos que o seu médico tenha aconselhado o contrário.

Medicamentos

Quando o teste respiratório deve ser adiado?

  • Estado febril
  • Gripe ou resfriado com presença de secreção
  • Durante preparo para colonoscopia
  • Uso de antibióticos nas últimas quatro semanas
  • Uso de laxantes
  • Uso de probióticos na ultima semana.
Data calendário

Tabela de alimentos permitidos e alimentos que devem ser evitados antes da realização do teste de hidrogênio no ar expirado

 

Tabela

Fale conosco!

Ligue para nós no telefone (19) 3392-9932 ou entre deixe uma mensagem através do formulário abaixo que responderemos em breve:

 







Todos os campos são de preenchimento obrigatório.