Coloproctologia
Saiba quando consultar um médico coloproctologista
O que é a Coloproctologia?
A Coloproctologia é uma especialidade médica que trata as doenças que atacam o cólon (intestino grosso), intestino delgado, reto e ânus. E o coloproctologista é o médico especialista em tratamentos clínicos e cirúrgicos dessas afecções.
Após a graduação, o médico que deseja se especializar em coloproctologia deve, necessariamente, realizar a especialização/residência em cirurgia geral, e depois estará apto a continuar sua especialização na área de coloproctologia.
Então o profissional estará habilitado a realizar consultas, cirurgias e exames diagnósticos para o tratamento das doenças intestinais. Além disso, muitos coloproctologistas também apresentam formação em endoscopia digestiva, acrescentando mais um ou dois anos de estudos na sua formação.
Anteriormente conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e delgado.
Atualmente, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) é a segunda maior do mundo, possuindo profissionais competentes e sendo referência internacional na especialidade.
A SBCP é responsável pela certificação dos profissionais coloproctologistas, pela realização de congressos anuais, além de disponibilizar treinamentos e reciclagens.
Quando devo procurar um Coloproctologista?
Muitos pacientes ficam em dúvidas, diante de tantas especialidades médicas, questionando qual o especialista que eles devem procurar quando tem sintomas anais e intestinais. Pela confusão com a área de atuação do urologista, muita gente não sabe quando procurar um ou outro médico. O urologista é responsável pelo sistema urinário e pelo sistema reprodutor masculino. Incluindo aí o exame da próstata, que é realizado por meio do toque retal.
Os principais fatores que indicam a necessidade de uma consulta com o médico coloproctologista são:
- Sangramento anal;
- Dificuldade para evacuar;
- Dor e cólica abdominal frequentes;
- Diarreia crônica (por mais de 3 semanas);
- Alteração do ritmo intestinal;
- Prisão de ventre (constipação intestinal);
- Dor ao evacuar;
- Histórico familiar com câncer intestinal.
Por mais simples que o sintoma possa parecer, ele pode ser um indicativo de um problema mais grave.
Felizmente, a maioria das doenças colorretais tem cura ou tratamento, seja por meio de medicamentos ou pela realização de uma cirurgia.
Mas o diagnóstico precoce e o acompanhamento de um médico de confiança são fatores fundamentais para ter maiores chances de cura evitar complicações.
Doenças e problemas tratados pelo médico Coloproctologista:
- Câncer colorretal
- Câncer do canal anal
- Câncer retal
- Colite ulcerativa
- Doença Diverticular
- Constipação
- Doença de Crohn
- Doença Pilonidal
- Fissura anal
- Fístula anorretal
- Doença hemorroidária
- Pólipos do cólon e do reto
- Prurido anal
- Síndrome do intestino irritável
Fale conosco!
Ligue para nós no telefone (19) 3392-9932 ou entre deixe uma mensagem através do formulário abaixo que responderemos em breve: