Pular para o conteúdo

DÚVIDAS SOBRE PROBLEMAS COLOPROCTOLÓGICOS

Por: Dr. Leonardo Maciel em 14/10/2021

Dúvidas sobre problemas coloproctológicos

Como em toda área da medicina, na coloproctologia os pacientes frequentemente procuram os consultórios com dúvidas sobre doenças e condições comuns. Traremos aqui então uma série dessas dúvidas e orientações a serem seguidas. Em caso de persistência das dúvidas, procure um coloproctologista.

Dor para evacuar é normal?

Antes de tudo, é importante entender que não é normal sentir dor para ir ao banheiro. Quando você vai evacuar, esse precisa ser um processo natural e que não causa nenhum tipo de incômodo.

Dessa forma, saiba que a dor pode ser sintoma de diferentes problemas, como hemorroidas, fissuras e lesões diversas no reto ou no ânus. Por isso, busque ajuda especializada o quanto antes para diagnóstico e tratamentos corretos!

O sedentarismo tem relação com a constipação?

Você sabia que a prática regular de exercícios físicos está diretamente ligada ao bom funcionamento do intestino?

Exercitar-se faz com que você estimule o trânsito intestinal e os movimentos peristálticos, que ajudam na eliminação do bolo fecal. Além disso, pode evitar problemas como câncer de intestino e prisão de ventre.

O tratamento da doença hemorroidária é sempre cirúrgico?

Hemorroidas são vasos de sangue presentes na região do ânus. Em algumas pessoas esses vasos crescem e inflamam, provocando sintomas desagradáveis, ou seja, essas pessoas tem doença hemorroidária.

O tratamento, por sua vez, é baseado nos sintomas: quem tem hemorroidas, mas não sente nada, não precisa fazer nenhuma intervenção cirúrgica.

Porém, pessoas que ficam com as hemorroidas para fora, sangrando e com dor, muitas vezes precisam passar por algum tipo de tratamento, que pode ser clínico, cirúrgico ou procedimento ambulatorial.

Cada caso deve ser analisado individualmente. Por isso, o melhor a se fazer é sempre consultar seu coloproctologista!

O que significa a presença de sangue vivo nas fezes?

Observar a presença de sangue vivo nas fezes pode assustar um pouco, isso porque a sua ocorrência não é algo comum, mas também não quer dizer que necessariamente se trata de alguma coisa muito grave. De toda forma, é um problema que necessita de atenção.

O sangue de cor viva nas fezes na maioria dos casos indica um problema no reto ou no ânus. Comumente está relacionado a causas mais simples como hemorroidas ou fissura anal.

Se perceber a presença recorrente de sangue nas fezes, não demore em buscar ajuda médica, pois quanto antes descobertas as causas, melhor será o tratamento.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 14/10/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.