Pular para o conteúdo

Câncer Colorretal – Mitos e Realidade

Por: Dr. Leonardo Maciel em 28/08/2018

Existem muitos mitos e lendas em torno do câncer COLORRETAL, que podem ser totalmente evitáveis. Se você está preocupado com o câncer colorretal, ou se você tem uma história familiar significativa para essa doença, pergunte ao seu médico se você precisa consultar um coloproctologista.

MITO:

Não há nada que eu possa fazer sobre o câncer colorretal.

REALIDADE:

Uma dieta com baixo teor de gordura, rica em vegetais e frutas, associada à atividades físicas regulares podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer colorretal
Uma dieta com baixo teor de gordura,
rica em vegetais e frutas, associada à
atividades físicas regulares podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer colorretal

Poucas pessoas sabem que o câncer colorretal pode ser evitável. Uma dieta com baixo teor de gordura, rica em vegetais e frutas, associada à atividades físicas regulares podem reduzir o risco de desenvolver a doença. Uma vez que a maioria dos cânceres colorretais se desenvolve a partir de pólipos não cancerosos – pequenos nódulos que crescem no revestimento do cólon e no reto – os métodos de rastreamento podem detectar e remover os pólipos ANTES de se tornarem cancerosos (malignos).

MITO:

O câncer colorretal é fatal.

REALIDADE:

O câncer colorretal é curável quando detectado precocemente. Noventa e um por cento dos pacientes com câncer colorretal localizado (confinado ao cólon ou ao reto) estão vivos cinco anos após o diagnóstico. Mas apenas 37% de todos os cânceres colorretais são diagnosticados nesse estágio. Os 63% restantes dos pacientes procuram um médico quando a doença se espalhou para além da parede do cólon ou do reto.

O câncer colorretal é curável quando detectado precocemente
O câncer colorretal é curável quando detectado precocemente

MITO:

A triagem é necessária apenas para indivíduos com sintomas.

REALIDADE:

Como o câncer colorretal precoce geralmente não apresenta sintomas, é importante obter exames regulares para detectar esses cânceres. A triagem é a verificação de câncer em uma pessoa sem sintomas. Esse procedimento é conhecido como exame de rastreamento. Homens e mulheres com 45 anos ou mais devem fazer exames regulares para prevenir o câncer colorretal. Homens e mulheres que apresentam alto risco por terem uma história pessoal ou familiar de câncer colorretal ou pólipos, ou uma história
pessoal de doença inflamatória intestinal, podem precisar ser examinados antes dos 45 anos. Além disso, as mulheres que apresentam história pessoal ou familiar de câncer ovariano, endometrial ou de mama podem precisar serem examinadas antes dos 45 anos. Converse com seu coloproctologista ou outro profissional de saúde sobre quando você deve começar a triagem.

Os exames de rastreamento do câncer colorretal devem ser realizados em homens e mulheres a partir dos 45 anos.
Os exames de rastreamento do câncer colorretal devem ser realizados em homens e mulheres a partir dos 45 anos.

MITO:

Somente pessoas com histórico familiar de câncer de cólon devem realizar o rastreamento.

REALIDADE:

Cerca de 75% de todos os novos casos de câncer colorretal ocorrem em indivíduos sem fatores de risco conhecidos para a doença, exceto por apresentarem 45 anos ou mais. Um histórico familiar significa que você pode precisar iniciar sua prevenção mais cedo ou fazer isso com mais frequência.

MITO:

O rastreamento do câncer colorretal não é coberto pela maioria dos planos de saúde.

REALIDADE:

Os planos de saúde cobrem todos os exames para prevenção do câncer colorretal.

MITO:

A colonoscopia é um procedimento difícil de ser realizado.

REALIDADE:

A colonoscopia não é procedimento doloroso. Os pacientes são sedados durante o exame para minimizar qualquer desconforto, que ocorre principalmente devido ao gás inserido para visualizar o interior do cólon.

Enquanto quase todos os pacientes têm o procedimento sob sedação, há algumas evidências de que o procedimento é tolerável mesmo sem sedação.

A preparação em si (ou limpeza) no dia anterior é uma parte temida do procedimento. Contudo, essa preparação é extremamente importante, pois permite que o seu médico examine claramente o revestimento interno do intestino.

É importante seguir rigorosamente todas as orientações para o preparo de cólon. Uma preparação inadequada pode levar que pequenas lesões não sejam notadas, ou a necessidade de repetir o procedimento.

MITO:

Ter um pólipo significa que tenho câncer e preciso de cirurgia.

REALIDADE:

Um pólipo é uma lesão pré-cancerosa que pode progredir para o câncer de cólon. Se esses pólipos forem detectados e removidos antes dessa progressão, o câncer de cólon pode ser prevenido. É assim que a colonoscopia e a sigmoidoscopia previnem as mortes por câncer de cólon – fato que tem sido bem demonstrado ao longo do tempo. A maioria dos pólipos benignos é completamente tratada por remoção durante a colonoscopia. Mesmo grandes pólipos podem ser removidos endoscopicamente, embora você possa precisar de um coloproctologista ou especialista para realizar esses procedimentos. É verdade que se células cancerígenas forem encontradas dentro do pólipo, você pode precisar de cirurgia para remover essa parte do cólon. Mesmo se você precisar de cirurgia, muitos procedimentos hoje podem ser realizados usando abordagens laparoscópicas ou minimamente invasivas, que minimizam o tempo de recuperação, a dor e têm muitos outros benefícios.

Um pólipo colorretal ,na maioria das vezes, é uma lesão pré-cancerosa, que pode ser retirada por procedimentos simples durante uma colonoscopia
Um pólipo colorretal ,na maioria das vezes, é uma lesão pré-cancerosa, que pode ser retirada por procedimentos simples durante uma colonoscopia

polipectomia

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 28/08/2018

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *