Pular para o conteúdo

ATENÇÃO COM ALTERAÇÕES DO HÁBITO INTESTINAL

Por: Dr. Leonardo Maciel em 22/06/2021

Atenção com alterações do hábito intestinal

Se você tem um hábito intestinal regular e esse hábito muda repentinamente, fique atento. Uma pessoa que costuma evacuar uma vez ao dia, por exemplo, e sem alterar sua alimentação, passa a ter diarreias recorrentes. Ou quando se tem alternância entre períodos de intestino preso e períodos com diarreia. Essas e outras alterações repentinas no ritmo intestinal podem ser um sinal de câncer colorretal, ou câncer no intestino. ⠀

Outro sintoma comum é o sangramento nas fezes. A cólica abdominal, a presença de muco nas fezes, a perda de peso e a sensação de evacuação incompleta, chamada tenesmo, são outros sintomas. Fique atento: esses sinais indicam que é preciso procurar um médico.

Mas nem sempre o câncer do intestino dá sinais claros, por isso são indicados exames de rastreamento. Por exemplo, atualmente as colonoscopias são indicadas a partir dos 45 anos para pacientes assintomáticos. Não se descuide, e lembre-se que a detecção em fase inicial traz grandes chances de sucesso ao tratamento.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 22/06/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.