Pular para o conteúdo

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES DE ROTINA

Por: Dr. Leonardo Maciel em 17/07/2021

A importância dos exames de rotina

Os exames de rotina são parte importante da vida de todos nós, especialmente depois dos 45 anos. Nesses check-ups você fica sabendo se está tudo bem com sua saúde e, caso tenha alguma alteração, já inicia o tratamento.

É muito importante incluir, nesses check-ups, exames específicos, como o de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Ambos possibilitam a prevenção e o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Como o nome já diz, o exame de sangue oculto nas fezes avalia se há a presença (imperceptível a olho nu), de sangue nas fezes. Atualmente, o melhor método é o imunológico e, caso seja positivo, pode significar a presença de pólipo ou câncer de intestino. Em caso de um exame positivo, o paciente deve ser orientado a fazer uma colonoscopia.

Já a colonoscopia permite que o especialista avalie o revestimento interno do intestino grosso, possibilitando o diagnóstico de diversas doenças como pólipos, divertículos, colites e câncer de intestino.

Vale destacar que a periodicidade dos exames de rotina depende de fatores avaliados pelo especialista, como casos de doenças em familiares próximos, por exemplo. E o acompanhamento médico é indispensável para todas as idades, especialmente para quem já passou dos 45.

Dr. Leonardo Maciel

Postado por: Dr. Leonardo Maciel, publicado em: 17/07/2021

Médico com residência médica em Cirurgia Geral, Coloproctologia e Endoscopia Digestiva. Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.